Você está em: Home Icon Home Acessa Notícias Icon Noticia Acessa Notícia

Notícia

HORTA COMUNITÁRIA- DESTAQUE DA COMUNIDADE

Data de Publicação: 30/09/2019

Icone acessibilidade Fonte Reset Icone acessibilidade Fonte Maior Icone acessibilidade Fonte Menor

HORTA COMUNITÁRIA: Produzindo alimentos, melhorando a saúde, formando cidadãos.

Como o próprio nome indica, uma horta comunitária é aquela produzida pelas pessoas da comunidade, organizadas em grupos, sob a coordenação do CRAS, essa iniciativa tem tido destaque, porém, para que essa iniciativa funcione, é essencial que a comunidade se mobilize, afinal, dependerá das pessoas o sucesso do cultivo. Além disso, outro ponto que merece atenção é sobre o manejo dessas hortas que, é acompanhado pelos técnicos da Emater, como é o caso de Natanael Zanin, funcionário público cedido, que faz a orientação o acompanhamento dos grupos.
Com uma alimentação mais completa, saudável e balanceada, a saúde dos envolvidos certamente é beneficiada
Produzindo de alimentos frescos e saúdaveis
Sem dúvida, as hortas coletivas promovem uma alimentação mais balanceada e saudável, levando alimentos com alto valor nutritivo para famílias que, provavelmente, não teriam condições de manter uma boa qualidade alimentar sem essa iniciativa. Nesse sentido, as hortas ajudam a combater a desnutrição infantil e a oferecer uma alimentação de qualidade aos envolvidos.
Na horta comunitária, que fica sob cuidados dos moradores, são plantadas mais de 20 espécies de vegetais, leguminosas, e temperos. Os produtos, como couve, alface, almerão, cebola, repolho, beterraba, cenoura, moranga, tomate, rúcula, mostarda,pimentão,berinjela, abastecem as casas.
O espaço comunitário é supervisionado por técnicos da Emater e CRAS.

AUXÍLiO NA FORMAÇÃO DO CIDADÃO

Uma horta participativa depende do trabalho de todos e, por isso, aumenta o senso de coletividade e de pertencimento dos envolvidos, auxiliando na formação de cidadãos mais participativos na comunidade, e a segurança de que o alimento não faltará para a família, produz indivíduos mais autoconfiantes e conhecedores do seu valor social!

COMERCIALIZAÇÃO DO EXCEDENTE:

O excedente é vendido e auxilia no custeio de despesas com cursos sobre produção de verduras, e dia de campo na região, que os grupos participam com frequência.

IMPORTÂNTE APOIO NO CUSTEIO:
Todo material necessário para o cultivo, como adubo orgânico, sementes, água, entre outros, é fornecido pela Prefeitura. A horta conta com um local para acondicionamento das ferramentas e sementes usadas no plantio e conta também com uma estufa para cultivo de hortaliças e produção de mudas de verduras e flores.