QUATRO IRMÃOS -INDICADORES DE DESENVOLVIMENTO

Data de Publicação: 11/07/2018

EDUCAÇÃO É DESTAQUE REGIONAL

ÍNDICE FIRJAN DE DESENVOLVIMENTO DOS MUNICÍPIOS

Criado pelo Sistema FIRJAN (Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro), para acompanhar o desenvolvimento socioeconômico do país, o IFDM avalia as condições de educação, saúde, emprego e renda de todos os municípios brasileiros. Em sua nova edição (com base em dados oficiais de 2016, últimos disponíveis), o estudo mostra que a crise econômica, iniciada em 2014 e que causou forte recessão no país, fez com que o nível socioeconômico das cidades brasileiras retrocedesse três anos.

O índice monitora todas as cidades brasileiras e a avaliação varia de 0 a 1, sendo que, quanto mais próximo de 1, maior o seu desenvolvimento. Cada uma delas é classificada em uma das quatro categorias do estudo: baixo desenvolvimento (de 0 a 0,4), desenvolvimento regular (0,4 a 0,6), desenvolvimento moderado (de 0,6 a 0,8) e alto desenvolvimento (0,8 a 1). O índice avalia conquistas e desafios socioeconômicos de competência municipal: manutenção de ambiente de negócios propício à geração local de emprego e renda, educação infantil e fundamental,e atenção básica em saúde.

Na edição 2018 do IFDM, foram avaliados 5.471 municípios, onde vivem 99,5% da população brasileira. As novas cidades, para as quais ainda não existem dados, e aquelas com ausência, insuficiência ou inconsistência de informações, não fazem parte do estudo. No resultado geral, que inclui a média das notas dos três indicadores (emprego e renda, saúde e educação), foram observados apenas 431 municípios (7,9%) com alto desenvolvimento.

De acordo com o estudo, na comparação com 2015, as áreas de educação e saúde tiveram o menor avanço da última década e não compensaram as perdas do mercado de trabalho nos últimos anos. Assim, nesta edição, o IFDM Brasil atingiu 0,6678 ponto (abaixo do nível observado em 2013).

INDICADORES DE DESENVOLVIMENTO MOSTRAM UMA NOVA REALIDADE

Quatro Irmãos-RS – Índice FIRJAN de Desenvolvimento Municipal Ano Base 2016

IFDM = 0,7668          Emprego & Renda = 0,5593         Educação= 0,9225        Saúde=0,8184

Quatro Irmãos ocupa a posição 151º no Ranking  Estadual  e 868º no Ranking Nacional

Educação é destaque regional

Quarto colocado na região Alto Uruguai e 35º no estado, o município destaca-se na educação.

Os fatores apontados  como fundamentais, pelo  Secretário Municipal de Educação  Cultura, Silvano Dogenski, são os investimentos na área e na formação dos profissionais de educação, “viemos já alguns anos trabalhando neste sentido de oferecer condições favoráveis à educação em nosso município, uma vez que esta, é área prioritária em nossa gestão “, também o turno integral na rede municipal proporciona uma educação com mais aprofundamento, programas e oficinas que visam melhorar o desempenho dos alunos, transporte de qualidade e nutrição adequada, além dos investimentos em material pedagógico e instalações fisícas confortáveis, contribuem para desenvolvimento e aprendizagem dos alunos.