SECRETARIA DE EDUCAÇÃO CAPACITA PROFESSORES E FUNCIONARIOS PARA PRIMEIROS SOCORROS

Data de Publicação: 23/07/2019

Secretaria Municipal de Educação capacita professores e funcionários para situações de emergências.

Em cumprimento a Lei Lucas- Que obriga escolas a capacitar professores em primeiros socorros.

Sancionada em outubro de 2018, a lei prevê punições para as instituições que descumprirei as regras, desde notificação, multa e até cassação do alvará ou responsabilização patrimonial. As normas estabelecidas também são válidas para espaços de recreação infantil.

As escolas públicas e privadas da educação básica devem capacitar professores e funcionários para prestar primeiros socorros aos alunos. É isso o que determina a Lei nº 13.722/2018, conhecida como Lei Lucas. A proposta foi criada em homenagem do estudante Lucas Begalli Zamora, de 10 anos. O aluno faleceu em 2017 após se engasgar durante um passeio promovido pela escola que frequentava.

O objetivo é que os profissionais que constantemente lidam com crianças tenham a capacitação necessária para atuar em situações de emergência e evitar que mais casos como o de Lucas

Os cursos de primeiros socorros devem apresentar conteúdo condizente com a natureza e faixa etária do público atendido pela escola ou estabelecimento de recreação. Também é responsabilidade das instituições dispor de kits de primeiros socorros, conforme orientação.

O objetivo é que eles consigam agir em situações emergenciais, enquanto a ajuda especializada não chega, no sentido de, capacitar as duas escolas, para que a gente consiga melhorar as condições de segurança e, por consequência, estar salvando uma vida”, afirmou o Secretário de Educação Silvano Dogenski.

O curso foi realizado no dia de ontem (22), período de recesso escolar, envolvendo professores, diretores e servidores da educação municipal, num total de seis horas de aulas teóricas e práticas, ministrado pelos técnicos da empresa Protech, engenheiro de segurança Adir Antonio de Lima e pelo bombeiro da Venezuela, Leonardo Chiva, com formação em Licenciador em emergências da Universidade Bolivariana da Venezuela.