Você está em: Home Icon Home Acessa Notícias Icon Noticia Acessa Notícia

Notícia

VÁRIOS ATRATIVOS MARCAM SEMANA FARROUPILHA 2019

Data de Publicação: 24/09/2019

Icone acessibilidade Fonte Reset Icone acessibilidade Fonte Maior Icone acessibilidade Fonte Menor

JANTAR FANDANGO DE INTEGRAÇÃO - SUCESSO DA SEMANA FARROUPILHA QI".

Publicado por Marcos Aurelio Castro · 22 de setembro às 00:25 · 

- PÚBLICO EXCELENTE
- APRESENTAÇÕES ARTÍSTICAS,
- CULINÁRIA CAMPEIRA,
- SHOW COM JOÃO CHAGAS LEITE,
- BOA MÚSICA GALPONEIRA

Os mais de seiscentos participantes do Jantar Fandango da Integração realizado quinta-feira (19) no CTG Querência de Quatro Irmãos, contribuíram para o objetivo da organização de promover uma ação conjunta de renovação da identidade do município e sua gente com as tradições gaúchas ao longo de mais de um século de existência da comunidade. A promoção teve como apoiadores as entidades culturais e educacionais no município – algumas delas com mais de meio século de existência, como: a Escola Estadual Quatro Irmãos e o Centro de Tradições Gaúchas Querência de Quatro Irmãos -; o Grupo Nativo Herança Farroupilha é o mais nova delas.

O apoio financeiro foi da prefeitura municipal através da Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Turismo. A colaboração sempre presente dos Centros de Pais e Mestres da EMEI Quatro Irmãos e EMEF Alberto Rossetto, correspondeu à expectativa, porque tem serviço prestado com excelência. A arrecadação Da promoção - retiradas as despesas com alimentação e a música -, será dividida entre os CPMs. As escolas estiveram representadas pelas as diretoras: Letania Risson (Estadual de Ensino Médio), Silvana Dumerques Oliveira (Educação Infantil) e o diretor Moreno Pereira Kujawinski (Ensino Fundamental).

O jantar encerrou de forma solene a programação desenvolvida pelas escolas desde o início do mês, incluindo o desfile cívico da Semana da Pátria. Os alunos do Ensino Municipal, orientados pelos professores e com apoio de um especialista em cultura gaúcha contratado pelo município, participaram de atividades nas escolas e fora delas. Visitaram propriedades rurais que desenvolvem projetos pedagógicos. Fechando o ciclo de aprimoramento do conhecimento em cultura gaúcha, percorreram o Acampamento Farroupilha e o Pólo de Cultura de Erechim.
Foi um mês de aporte às informações sobre a rotina das famílias dos alunos com a presença da cultura gaúcha nos lares, formados em sua maioria por representantes das etnias europeias que chegaram no RS, no final do século 19, que em contato com os nativos acabaram absorvendo as tradições campeiras que hoje cultivam sem perder o contato com as suas origens. A tradição gaúcha tem a força de uma cultura nacional, pois está em todos os estados brasileiros e também no exterior.
SAUDAÇÃO

Em sua manifestação onde agradeceu à participação fundamental da comunidade escolar do município, representada pela Escola Municipal de Educação Infantil Quatro Irmãos; Escola Municipal de Ensino Fundamental Alberto Rossetto e a Escola Estadual de Ensino Médio Quatro Irmãos por suas direções, professoras e professores, o prefeito Adilson De Valle renovou o compromisso da Administração Municipal com eventos dessa natureza. Ressaltou o apoio do Poder Legislativo, representado no protocolo de abertura da noite festiva pelo vereador Jair dos Santos, e o setor educacional do município através do secretário Silvano Dogenski auxiliares da SMEC e as equipes das escolas.

O prefeito Adilson De Valle reiterou que juntamente com o vice-prefeito Edevar Nadal reconhecem e agradecem as mulheres e os homens do grupo de voluntariado presente em todos os eventos do município, contribuindo para o sucesso de cada promoção cultural ou de entretenimento. É por eles que o município consolidou a credibilidade de receber e servir bem a gente de casa e os visitantes, oferecendo serviços de qualidade e tratamento respeito. Ele resgatou a importância dos tradicionalistas vinculados ao Querência de Quatro Irmãos e o Herança Farroupilha que mantém acesa a chama do tradicionalismo durante todo o ano.

O prefeito fez uma menção especial ao secretário Silvano Dogenski e ao Aljucir Duti De Quadros, chefe de Gabinete do Prefeito e responsável pela Área de Turismo Cultural no município. Foram eles os responsáveis diretos pela mobilização e da logística da promoção de encerramento festivo do mês da Semana Farroupilha. Encerrando, ressaltou que: o município e por extensão o Rio Grande do Sul tem tradições que um passado que recomenda bem, pelas desafiadoras e justas lutas, cujas façanhas servem de modelo as gerações do presente e com certeza são sinalizadoras de um futuro melhor para todos
.
APRESENTAÇÕES
No momento cultural, as equipes de cada escola coordenaram apresentações artísticas de estudantes da Educação Infantil, Ensino Fundamental, e Ensino Médio, promovendo o resgate e o fortalecimento a cultura gaúcha, através da poesia e a dança de salão bem galponeira como explicou o professor André Luis, recentemente contratado pelo município.

JANTAR/SHOW
O tradicional churrasco no ponto preparado por quatroirmonenses que conhecedores da ciência e da arte de assar carne, preparou o público para o ponto alto da promoção: o show do poeta e interprete João Chagas Leite. O grande artista gaúcho consagrado por mais de quarenta anos de sucesso, emocionou as crianças os jovens e os adultos, com canções temáticas da cultura gaúcha envolvendo o mosaico étnico da população multirracial do RS.

João abriu o show com o Hino do Rio Grande do Sul, numa provocação para meditar sobre o nosso passado e sinalizar com esperanças renovadas o futuro. Seguiu na linha da meditação com a interpretação emocionante de "Amigo" - tema do poeta Vaine Darde, parceiro uruguaianense de sucessos consagrados em sua longa carreira artística.

A emocionante canção - “A Melhor dos Festivais de Música Nativa no RS", Céu, Sol, Sul, Terra e Cor – do Jader Moreci Teixeira Leonardo, nos faz percorrer às regiões mais longínquas do estado com suas vastidões de campos e lavouras de recônditos serranos. A destacada “Sol” - do cineasta Osnei de Lima, escrita para a trilha sonora do filme Sonho, Conquista e Glória – sobre a imigração italiana é um hino a ao sonho do imigrante europeu em contraste com as dificuldades. E finalmente, “Desassossegos” – uma bela crônica sobre o cotidiano do gaúcho na cidade e no campo.

FANDANGO
O restante da noite foi animado pelo excelente grupo “Conexão Galponeira” que trouxe alegria, muita energia e clima de aconchego, para um momento de homenagens a uma epopeia de guerreiros gaúchos, ocorrida na primeira metade do século 19 – há quase 200 anos -, mas que os efeitos dos embates decorridos por cerca de uma década, alcançam os dias atuais, pelos caminhos do respeito a narrativa tradicional e de domínio público e o revisionismo que ganha corpo pontuando o outro lado da história convencional.